Calor na bacurinha (by Carlos)

Ah ... se tu fosses minha
Havia de me agasalhar
No calor dessa bacurinha

Os mais novos talvez não estejam acostumados com a expressão, mas a imagem de uma "bacurinha" causava polução noturna em nossos avós.
A palavra "bacurinha" vem de "Bikurin", expressão judaica que signfica algo como "primícias" e se refere às primeiras frutas que devem ser plantadas quando a terra prometida é ocupada e, por extensão, que são levadas aos templos e em festas especiais como oferenda.
Frutas frescas a serem comidas, portanto.
No nordeste do Brasil, por influência dos colonizadores "sefarad" (portugueses e espanhois da Andaluzia, de origem judaica), a expressão foi adotada para denotar a qualidade de "castas" (puras e intocadas) das moças do interior.
A minha geração já recebeu uma conotação distinta e "bacurinha" passou a representar, carinhosamente, o orgão sexual feminino, principalmente das mulheres mais jovens.
Mulheres, digamos, mais assanhadas passaram a ser delicadamente apontadas como portadoras de "calor na bacurinha".
Note que o calor na bacurinha remete a um assanhamento involuntário, que demanda uma ação paleativa imediata por parte do homem mais próximo, de forma a aliviar o sofrimento da portadora da síndrome.
Dai a expressão resultar na excitação de nossos sentimentos mais nobres, de cuidado e carinho.

4 comentários:

  1. Eu já li este termo não sei onde e sempre achei muito engraçado. Há pouco tempo criei um blog com referência ao meu assanhamento, chama-se fogonaperiquita, que é totalmente, proporcional ao título, rs.

    Só me falta uma ação paleativa, fazer oq, nada é perfeito! kkkkkkkkkk

    bjs meus

    ResponderExcluir
  2. Flávio também é cultura. Gosto do erudito da sua periquita em vez do popular Genival Lacerda que há priscas eras já cantava o calor na dele!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nossa... bacurinha... do fundo do baú!!!
    Me lembrou Maria Alcina:
    "Papai ai qui calor
    calor na bacurinha
    calor não é na tua aiaiai pai só é na minha"
    Hahaha
    Impagável!

    Lia

    ResponderExcluir
  4. ?
    pensei que tivesse deixado um comentário aqui...

    ResponderExcluir